Sobre Nós

APRESENTAÇÃO MAssALA ONG


A Associação de Médicos MAssALA é uma ONGD que procura concretizar um verdadeiro abraço a Moçambique.

Tem como mote fundamental o reconhecimento de áreas de maior carência na saúde, em território moçambicano, procurando desenvolver e implementar projetos que visem contribuir para o colmatar, ainda que de forma parcelar, de constrangimentos e dificuldades nesta área essencial da vida humana, contribuindo, numa atitude de total gratuidade para uma melhor qualidade de vida do cidadão moçambicano.

Procuramos, neste sentido, diversificar as áreas de intervenção no setor da saúde, sem nunca deixar de lado a busca da eficácia e do rigor, do ponto de vista técnico-científico e humano.

Foi com base neste pressuposto que nasceu a designação MAssALA para a nossa ONGD, nome que em dialeto moçambicano designa um fruto magnífico que encerra em si uma variedade de utilizações, o que lhe confere particular riqueza.
Assim é e procurará sempre ser a nossa postura.

Somos um grupo de médicos, que de forma altruísta e de coração aberto incorpora esta mensagem, este modo de estar no mundo, este ideal superior.

Estamos abertos a novos membros, a ideias construtivas, e a iniciativas frutíferas, que fortaleçam intrinsecamente uma MAssALA, que se pretende com voz perene.

O Plano Nacional Moçambicano de Rastreio e Tratamento de Crianças com Papilomatose Laríngea" é o nosso primeiro projeto.

A Papilomatose Laríngea Recorrente - PLR - é uma doença da laringe que afeta as crianças de modo fulcral, com origem na transmissão do HPV/ Papiloma Virus Humano, da mãe para o filho. O seu quadro clínico é complexo, reduzindo severamente a qualidade de vida destas crianças, culminando em muitos casos no seu falecimento, por insuficiência respiratória, constituindo, deste modo, uma afeção de grande gravidade, com elevados índices de morbilidade e de mortalidade.

Em Moçambique é uma doença subrastreada e negligenciada.

Esta é a fundamentação major do nosso Projeto, sobre que se baseia o nosso trabalho atual e a nossa maior sensibilidade enquanto pessoas que têm como objetivos fundamentais:

       • Contribuir para o rastreio da doença, iniciando-se campanhas para a sua identificação nas províncias de Maputo, Nampula e Beira;

       • Oferecer um tratamento de excelência a todas estas crianças de forma a minorar o seu sofrimento e o de suas famílias, seguindo guidelines Internacionais de ação terapêutica.


Nossa Equipa